sábado, agosto 26, 2006

Promessa é dívida

Bom, tinha prometido no outro post que ia falar um pouco de dois assuntos: o Technorati e as tags. Demorei por causa de problemas com meu computador, mas já voltou mais ou menos ao normal, então vai lá:


O Technorati é um serviço de buscas voltado especificamente para blogs. Assim que você entra na página encontra vários caminhos a seguir: primeiro, você tem uma lista de categorias, onde os blogs ficam divididos em seções bem abrangentes, pra serem de fácil navegação. Do lado, você vai encontrar uma lista dos posts que mais apareceram nas últimas horas (isto é, tiveram mais referências, mais buscas, etc.), também divididos nas mesmas categorias da lista que eu já falei. Além disso, você vai encontrar uma lista do que as pessoas mais estão procurando nas últimas horas.


O Technorati tem ainda uma função muito interessante, que são as tags: toda vez que alguém publica alguma coisa em um blog, pode colocar uma (ou mais) tag(s), para identificar seu post. Funciona da seguinte maneira: suponhamos que eu tenha escrito sobre o Technorati mesmo; no meu post eu coloco a tag (aqui no blogger label) web for dummies, já que eu tive a intenção de só apresentar a idéia e tal. Você, por sua vez, quer ler alguma coisa sobre a internet, com uma linguagem simples, etc. O que você vai fazer é ir no technorati, digitar 'Web For Dummies' (obs: para achar a tag exata, não coloque espaços, digite webfordummies, já que a separação das tags é feita por espaços em muitos casos) no campo de busca, escolher a opção 'in tags' e clicar em search. Pronto tá lá o seu resultado


A grande vantagem do serviço é que, além de facilitar (e muito) a vida do leitor, também pode ajudar a mostrar pro público que blog já deixou de ser coisa de adolescentes cheios de hormônios, escritos em miguxês,para ser uma ferramenta séria de divulgação de idéias, servindo muitas vezes como ferramenta de trabalho, entre outras várias funções.


Por isso eu digo, quando estiver sem nada pra ler, dá uma passada lá, vê o que tá sendo publicado por aí. E se você tem um blog, não deixe de inscreve-lo.

Nenhum comentário: